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Mato Grosso do Sul recebe programa Investe Turismo

Ações contemplam promoção e marketing e visam a atração de investimentos para os pontos turísticos da região

  • Publicado: Terça, 16 de Julho de 2019, 18h45
  • Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2019, 18h45

Por Victor Alves


Mato Grosso do Sul tem duas rotas no Investe Turismo: Pantanal do Sul e Bonito. Crédito: Roberto Castro/MTur

“Estamos devolvendo aos cidadãos de Bonito e do Mato Grosso do Sul o que é mais precioso: emprego e renda”. Foi assim que o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, deu início, nesta quarta-feira (03/07), ao programa Investe Turismo no estado. O governador do MS, Reinaldo Azambuja, e o diretor do Sebrae Nacional. Bruno Quick, também participaram da solenidade.

O projeto, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e o Sebrae, irá contemplar duas rotas estratégicas sul-mato-grossenses: Pantanal do Sul e Bonito. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a capacidade turística da região, gerando emprego e renda para a população.

Dados do anuário estatístico, apresentado em junho pelo Ministério do Turismo, mostram que o Mato Grosso do Sul apresentou um aumento de 14% na chegada de turistas estrangeiros pelo estado. De acordo com o ministro Marcelo Álvaro Antônio, esses números podem aumentar ainda mais com a chegada desta iniciativa no estado. “Estamos lançando aqui um programa importantíssimo, que irá estruturar essas rotas, capacitar os trabalhadores, promover cada um desses destinos e identificar a viabilidade de investimentos”, destacou.

Ainda em seu discurso, Marcelo pontuou os avanços que a pasta teve durante os seis primeiros meses de governo. “Já avançamos em pautas importantes para o turismo, como a isenção de vistos para países estratégicos e o capital estrangeiro nas aéreas. O ministério está trabalhando com inteligência, inovação e tecnologia para fazer com que o turismo seja esse importante agente do setor da economia do Brasil”, finalizou.

Governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja destacou o bom momento do turismo no país e a importância do programa para o desenvolvimento da região. “Temos um horizonte de oportunidade muito grande para o turismo nessa região, para o Mato Grosso do Sul e para o Brasil. O Investe Turismo é isso: vai organizar e qualificar as pessoas, além de preparar a mão de obra para ofertar qualidade para os turistas”, elogiou.

O Investe Turismo irá destinar R$ 200 milhões a 30 rotas turísticas distribuídas entre as cinco regiões do país. Os recursos serão utilizados para aprimorar os atrativos turísticos dos estados brasileiros, além de dar apoio à comercialização dos destinos nacionais. As rotas turísticas estratégicas são o agrupamento da oferta turística de um ou mais municípios, para fins de planejamento, gestão, atração de investimentos e promoção.

Entre os critérios utilizados para a seleção das rotas estão a participação de municípios incluídos no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 e classificados nas categorias A, B, C ou D; destinos já promovidos em âmbito nacional pelo Ministério do Turismo e pelo menos um consolidado no mercado internacional; e destinos com patrimônios mundiais da humanidade eleitos pela Unesco.

INVESTIMENTOS - O Ministério do Turismo tem destinado recursos crescentes para a infraestrutura turística no Mato Grosso do Sul. Desde 2003, ano da criação do Ministério, a Pasta já destinou R$ 241,2 milhões para mais de 300 projetos que contemplam desde a revitalização de estradas e a construção de terminal rodoviário, até a construção de parque aquático e ambiental. Além disso, o estado teve cinco projetos aprovados com o selo +Turismo, que soma R$ 91,5 milhões em investimentos e aumentará a capacidade do setor hoteleiro e dará mais opções turísticas ao estado sul-mato-grossense. Em todo o estado, 1.430 prestadores de serviços turísticos estão registrados no Cadastur.

AÇÕES - As rotas turísticas Pantanal do Sul e Bonito receberão um pacote de ações organizadas em quatro linhas de trabalho: o fortalecimento da governança por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; e atração de investimentos e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

Edição: Vagner Vargas 

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