Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prodetur + Turismo é discutido em fórum do Circuito das Águas de Minas Gerais
Início do conteúdo da página

Prodetur + Turismo é discutido em fórum do Circuito das Águas de Minas Gerais

Apoio e fomento aos projetos de desenvolvimento e estruturação do turismo no Brasil foi tema de encontro regional de turismo em São Lourenço (MG)

  • Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 13h21
  • Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2019, 14h18

 

Por Geraldo Gurgel


Parque das Águas de São Lourenço. Crédito: Iepha - MG

Os programas do Ministério do Turismo para fomentar projetos públicos e privados do setor, como infraestrutura e serviços, foram apresentados em São Lourenço (MG), na última sexta-feira (15) durante um fórum regional com empreendedores e gestores públicos dos municípios que integram o Circuito das Águas de Minas Gerais. O coordenador geral de Planejamento Territorial do Turismo do MTur, Eduardo Madeira, apresentou os programas de financiamento da Pasta destinados a desenvolver o setor:  Prodetur + Turismo e Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

“São ações do Ministério do Turismo que apoiam os gestores públicos e os investidores privados no acesso a financiamentos para viabilizar a execução de projetos de estruturação do turismo, fomentando os investimentos no setor com a oferta de novos serviços, além da geração de renda e emprego”, destacou Madeira, ao detalhar as duas linhas de crédito para hoteleiros, comerciantes e demais investidores do turismo nos municípios da região turística. O evento, realizado pela Secretaria de Turismo de São Lourenço, ocorreu no Parque das Águas de São Lourenço e reuniu cerca de 100 gestores públicos e privados.

O coordenador explicou que os projetos de grande porte são analisados pelo Ministério do Turismo e, se aprovados pela equipe técnica, recebem um selo de prioridade (Selo + Turismo) para que sejam encaminhados ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para tramitação e negociação dos empréstimos. Já empreendimentos de menor porte e prestadores de serviços turísticos poderão negociar pequenos empréstimos com recursos do Fungetur nos bancos regionais de desenvolvimento.

“Esta foi a primeira visita técnica do Ministério do Turismo na região, por acreditarem na força do trade turístico de São Lourenço. Uma oportunidade única para o empresariado dessa região turística, que é formada por 15 municípios, ter acesso a financiamentos com juros baixos”, disse o Secretário de Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte. O encontro também contou com a presença do coordenador geral da Embratur, Thiago Zanini, que falou sobre a internacionalização dos destinos brasileiros.

O evento foi marcado ainda pela posse da presidência do Circuito das Águas que terá como presidente a prefeita do município de São Lourenço, Célia Cavalcanti. A gestão do consórcio de municípios será compartilhada com as cidades de Cambuquira, Baependi, Cruzília, Soledade de Minas, Dom Viçoso, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Campanha e Carmo de Minas. Também integram o circuito Lambari, Liberdade, Passa Vinte, Jesuânia e Três Corações.

Edição: Lívia Nascimento

registrado em:
Fim do conteúdo da página