Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MTur discute parceria com Estâncias Turísticas de São Paulo
Início do conteúdo da página

MTur discute parceria com Estâncias Turísticas de São Paulo

  • Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 15h02
  • Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 15h04

Apresentação de programas e ações do Ministério do Turismo aos prefeitos e gestores
municipais de turismo da região foi realizado na cidade de São Roque (SP)
 

Secretário Bob Santos durante reunião. Crédito: Divulgação Aprecesp 

23.10.18 - O Mapa do Turismo Brasileiro foi apresentado, em reunião no último sábado (20), aos prefeitos da Associação das Cidades Estâncias Turísticas de São Paulo (Aprecesp), em São Roque (SP). O secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Bob Santos; o coordenador-geral de Planejamento Territorial do Turismo, Eduardo Madeira; o assessor especial do MTur, Maurício Rasi;e a chefe de gabinete da SNQPT, Larissa Peixoto, discutiram parcerias no âmbito do Prodetur+Turismo, do Programa de Regionalização do Turismo, das ações de Qualificação Profissional do MTur e também do Cadastur.

Santos explicou como funcionam os cursos online do MTur e incentivou a participação dos municípios. Ele também explicou que as iniciativas de promoção dos destinos e o apoio da Pasta a eventos turísticos priorizam municípios do Mapa ou que estejam se estruturando para receber bem os visitantes.

“A regionalização descentraliza as ações do Ministério do Turismo e foca nas prioridades dos destinos. Ao mesmo tempo em que levamos infraestrutura, qualificação e promovemos os destinos, incentivamos a formalização dos serviços através do Cadastur e instâncias de governança das regiões turísticas”, destacou o secretário.

Ele também apresentou aos prefeitos e secretários de Turismo as iniciativas de apoio a investimentos públicos e privados no turismo. Entre os programas que apoiam o desenvolvimento regional do setor, estão o Prodetur+Turismo, destinado a grandes projetos estruturantes, e o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que financia projetos do setor especialmente para micro e pequenas empresas.

Pelo Prodetur+Turismo, já tramitam no MTur projetos de dois municípios integrantes da Aprecesp. Um deles é a Marina Pública de São Sebastião, no litoral paulista, orçada em R$ 200 milhões; e o segundo contempla obras de requalificação de espaços públicos em Ribeirão Pires, na região metropolitana de São Paulo, com pleito de R$ 9,5 milhões.

O prefeito de Itanhaém e presidente da associação, Marco Aurélio Gomes, ressaltou a importância da aproximação do MTur com a região composta por vários circuitos turísticos. “São iniciativas importantes que auxiliam na promoção de eventos, na qualificação de profissionais do setor e favorecem a geração de emprego e renda nos municípios”, disse Gomes. O encontro contou também com a presença do secretário estadual de Turismo, Junior Aprillanti, e do deputado federal Herculano Passos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página