Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Parceria BNDES
Início do conteúdo da página

Parceria BNDES

Publicado: Segunda, 21 de Maio de 2018, 17h15 | Última atualização em Segunda, 21 de Maio de 2018, 17h15 | Acessos: 855

A parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o BNDES tem por objetivo principal apoiar o desenvolvimento e a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, por meio do Programa PRODETUR+Turismo.

 

O Que é o Programa

PRODETUR+Turismo é um Programa de Governo, que apoia as unidades da federação, os municípios (que integram o Mapa do Turismo Brasileiro) e o setor privado do turismo, no acesso a recursos provenientes de financiamentos nacionais e internacionais, para viabilizar a execução de projetos de estruturação do turismo, nos territórios priorizados, como uma das medidas para o desenvolvimento, fomento e investimentos no Setor Turismo.

A ideia é fomentar o desenvolvimento local e regional, a geração de emprego, renda e inclusão social, de forma sustentável, por meio de linhas de financiamentos e instrumentos de crédito.

Facilidades e Benefícios da Parceria

Priorização das ações de infraestrutura turística, saneamento, mobilidade urbana, pesquisa e inovação tecnológica, ações de qualificação e promoção dos destinos turísticos;

Condições de financiamento adequadas à realidade do setor, com atenção a carência e prazo.

Agilidade na análise de Projetos com o Selo +Turismo;

Apoio das áreas técnicas do MTur e Instituições parceiras, na orientação, preparação e apresentação dos projetos.

Facilitação de acesso ao crédito por meio de cadastramento on-line dos projetos, com orientações e divulgações das diretrizes, condições de financiamento e instrumentos de crédito nos sites do BNDES e do MTur.

Como Acessar os Recursos

Para acessar o PRODETUR+Turismo, lançado no âmbito do Plano Nacional do Turismo 2018-2022, os interessados, tanto do Setor Público, quanto do Setor Privado, devem obter o Selo +Turismo, no Ministério do Turismo, conforme orientações definidas nas Diretrizes do Programa.

O Selo+Turismo identifica que os planos ou projetos apresentados e, previamente analisados pelo MTur, são prioritários e estão alinhados com as Diretrizes do Programa.

 

Passo a Passo:

  1. Elaborar Projeto para envio ao Ministério do Turismo (no caso do Setor Privado, apenas projetos acima de 20 milhões de reais*);
  2. Obter o Selo+Turismo;
  3. Solicitar o financiamento, via internet, por meio do Sistema de Consulta Prévia Eletrônica (CPE), no site do BNDES, anexando o Projeto, juntamente com o Selo+Turismo;
  4. Aguardar a Análise do Pleito (Etapa de Enquadramento e de Análise) e orientações do BNDES.

*Projetos do Setor Privado abaixo de 20 milhões de reais devem ser direcionados, diretamente, aos bancos credenciados, junto ao BNDES.

Os Projetos, para obtenção do Selo+Turismo, devem ser encaminhados ao Ministério do Turismo, à Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, pelo e-mail institucional: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

O que pode ser financiado

  • Infraestrutura básica e turística.
  • Saneamento Básico.
  • Transporte e Mobilidade Urbana.
  • Investimentos para implantação, expansão, modernização e/ou recuperação de empreendimentos, infraestrutura, incluindo estudos, projetos, obras civis, instalações, treinamento, entre outros;
  • Produção ou aquisição de máquinas e equipamentos novos (inclusive veículos utilitários, ônibus, caminhões e aeronaves), de fabricação nacional e credenciados pelo BNDES;
  • Bens novos, insumos, serviços, softwares;
  • Capital de giro;
  • Demais itens financiáveis conforme “Guia do Financiamento” do BNDES.

 

Maiores Informações:

O detalhamento das linhas e instrumentos de crédito e condições específicas de financiamento podem ser obtidas nos seguintes endereços eletrônicos:

www.prodetur.turismo.gov.br

www.bndes.gov.br/turismo

registrado em:
Fim do conteúdo da página